CLUBE DE LEITURAS: TRADIÇÃO E INOVAÇÃO EM VENÂNCIO AIRES

Fundado em 30 de abril de 1887, o Clube de Leituras de Venâncio Aires nasceu com o objetivo de reunir entusiastas da leitura, especialmente de obras em língua alemã. Inicialmente denominado Leseverein, o clube possuía um vasto acervo de livros, que foi destruído por volta de 1945, quando o uso da língua alemã foi proibido no Brasil. Em consequência, o nome da sociedade foi traduzido para o português, tornando-se Sociedade de Leituras. Com a nova legislação brasileira que determinava o uso do termo “sociedade” apenas para empresas, a entidade passou a se chamar Clube de Leituras.

Localizado na Rua Júlio de Castilhos, 464, no Centro de Venâncio Aires, o Clube de Leituras possui uma sede própria que, ao longo de sua história, abrigou diversos grupos de bolão, promovendo competições esportivas, jantares e bailes. O clube também foi pioneiro ao inaugurar uma das primeiras quadras de futsal iluminadas da cidade e contava com uma piscina aberta, hoje desativada, além de um salão de festas com palco e camarim, que recebeu renomados atores, atrizes, grandes orquestras e bandas de baile.

Atualmente, o Clube de Leituras oferece uma variedade de ambientes e serviços para seus sócios e a comunidade em geral. Entre as instalações, destacam-se:

– Salão Piazito Carreteiro: Espaço para jantares com capacidade para até 120 pessoas.

– Piscina Térmica: Com 90 m², funciona o ano inteiro e oferece aulas de hidroginástica.

– Quadra de Padel: Para a prática desse esporte crescente.

– Quadras de Areia: Duas quadras destinadas ao vôlei e ao beach tênis.

– Canchas de Boliche: Instaladas no local das antigas quadras de bolão.

– Sala de Pôquer: Espaço dedicado aos amantes do jogo.

– Auditório Avelino Antônio Klein: Para eventos e apresentações diversas.

Os sócios do Clube de Leituras têm acesso a todos esses serviços, enquanto a comunidade pode usufruir das instalações mediante o pagamento de taxas.

O Clube de Leituras continua a ser um pilar cultural e esportivo em Venâncio Aires, combinando tradição e inovação para oferecer uma ampla gama de atividades e serviços à população.